Para anunciar na internet, é necessário usar estratégias de marketing com inteligência

A atividade de marketing é complexa, engloba uma série de atividades que visam identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores e tem cada vez mais importância para as estratégias competitivas das empresas.

As ferramentas de marketing podem variar segundo o tipo e características de um produto comercializado. No campo imobiliário, falamos em imóveis que na grande maioria das vezes giram em torno de cifras consideráveis, que precisam ser comercializados dentro de um espaço de tempo e, sobretudo, trazer lucratividade.

Neste contexto, é imprescindível a forma de como a empresa procura se colocar no mercado frente a seus concorrentes e ao mercado consumidor. Com o uso correto de suas ferramentas de marketing digital, você terá noção de como as empresas podem se orientar no mercado e traçar campanhas mais assertivas de Google Adwords.

Com base nestas formulações e na grande tendência que hoje muitas imobiliárias se encontram, buscando cada vez mais investir em canais de internet para obter retorno de clientes e efetivar bons acordos comerciais, escrevemos este post para explicar um pouco mais sobre um dos recursos disponíveis digitalmente, que é a criação de uma campanha de Google Adwords!

1 – Como posso segmentar minha estratégia de Adwords?

A segmentação de mercado é um assunto importante quando tratamos de marketing. Essa prática permite às empresas “dividirem o mercado” em diferentes segmentos e escolherem qual(is) segmento(s) de mercado(s) a empresa pretende atingir e qual estratégia melhor se adequa às características desse(s) segmento(s).

Se você atua com a venda e locação de imóveis em Curitiba para estrangeiros, esse é seu modo de segmentação de mercado. Portanto, sua estratégia deve apontar para esse tipo de conteúdo em uma campanha de Adwords, fazendo, por exemplo, anúncios de seus imóveis em idiomas para os quais pretende atrair seu público, como a língua inglesa e espanhola, por exemplo.

Portanto, deve inserir em sua campanha palavras-chaves nesses idiomas, contemplando conceitos de moradia que esse tipo de público busca aqui no Brasil. Na segmentação por região, deverá colocar o público ao qual a campanha deve aparecer, como por exemplo Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina. Assim sua campanha será muito mais assertiva ao usar o Adwords. 

2 – Qual a força de uma palavra-chave numa campanha de Adwords? 

Para o bom desempenho das suas funções e para o posicionamento ideal da empresa no mercado, o profissional de marketing deve ter amplo conhecimento das forças que interagem no mercado no qual atua.

No caso do setor de imóveis, saber coletar informações e compreender como esse ambiente funciona pode resultar em vantagens competitivas para uma organização. Portanto, quanto mais uma imobiliária souber sobre seu produto e como o consumidor se refere a ele na hora de fazer sua busca na internet, melhor conseguirá traçar suas palavras-chaves.

De nada adianta escrever o nome de um bairro, por exemplo, se não colocar como palavra-chave as palavras casa, apartamento, loft ou terreno! Afinal, quem busca por imóveis irá usar alguns variáveis bastante convencionais, que de maneira alguma podem ser ignoradas!

3 – Como uma campanha de Adwords atua dentro do composto de marketing imobiliário?

Uma vez conhecidas as forças das palavras-chaves que atuam no ambiente no qual a organização está inserida, chegou a hora de decidir as estratégias online a serem adotadas.

O composto de marketing, ou marketing mix, engloba questões sobre preço, produto, ponto de venda e promoção. Vale notar que a propaganda, muitas vezes tendo seu conceito confundido com marketing, é um dos elementos do marketing mix.

Ou seja: será na hora do clique que o cliente fizer no anúncio que se demonstrará se a campanha de Adwords foi bem realizada. Ela deve contemplar não apenas o ganho da preferência no momento de uma busca, mas a conversão de um visitante em cliente e, mais especificamente, em alguém que fechará um contrato de compra, venda ou aluguel de algum imóvel.

Por isso, compreender bem os conceitos de marketing mix e saber trabalhá-lo na prática, diretamente em campanhas em que se utilizará de alguma forma do Google Adwords, demonstrará sabedoria à medida que você souber direcionar os negócios de sua imobiliária de maneira coerente com seu posicionamento no mercado, gerando, com isso, vantagens competitivas.

4 – Como uma campanha de Adwords pode estar presente em meu planejamento de marketing imobiliário?

O principal objetivo do planejamento de marketing é “colocar no papel” as decisões estratégicas da empresa de modo a facilitar as tomadas de decisões e garantir que os gestores não percam o foco do que foi decidido. No caso de uma campanha de Adwords, é colocar em modo online, virtual, aquilo que se quer converter em uma concretização de negociação real.

Não existem modelos ou padrões de planejamento predefinidos, pois é importante que a cada imobiliária desenvolva seu próprio planejamento, considerando as suas características e vocação. Contudo, para o melhor aproveitamento desta ferramenta, é necessário que o mesmo seja claro, objetivo e contenha as informações mais relevantes para as tomadas de decisões.

Saiba exatamente tudo a respeito de seu produto. Se você anuncia apartamentos à venda em Curitiba, pague por cliques que possam direcionar um cliente ao seu site e, ali, priorize por uma boa quantidade de informação sobre os imóveis disponíveis em seu leque online. Tenha boas fotos, vídeos, descritivos e, no caso do cliente realizar contato para solicitar uma visita, seja sempre muito receptivo e capaz de atende-lo com eficiência e dinamismo. Senão, poderá comprometer toda a cadeia de investimento no anúncio de Adwords que você realizou e somente estará perdendo dinheiro com isso!

Agora que você conheceu um pouco sobre as características do marketing aplicado ao ramo imobiliário e de como o uso de estratégias de posicionamento por meio da utilização do Google Adwords podem ser importantes ferramentas para anunciar imóveis, aproveite para assinar nossa newsletter e conhecer sempre mais novidades sobre tecnologia, internet, recursos de marketing e mídia digital! Aproveite e também compartilhe este post em suas redes sociais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *